Os Ratos estão presentes em números expressivos em todas as cidades e estão sempre prontos para explorar novos locais buscando abrigo e alimentos, até mesmo a menor quantidade de alimentos é suficiente para sustentar uma pequena infestação. Um rato necessita apenas de 3g de comida por dia, mas geralmente, vai colher esta quantidade de alimento em vários locais – até cerca de 40 locais em 24 horas, como foi provado numa experiência feita pela Rentokil, percorrem um quilómetro numa noite, o que é uma característica fundamental para os ratos urbanos estarem constantemente a descobrir novos locais para infestar.
Os ratos podem ser encontrados em todos os tipos de território urbano – infestam casas e estabelecimentos comerciais, mas também movem-se livremente entre locais pelas chamadas “autoestradas dos ratos” – os cabos subterrâneos e os túneis de canalizações que construímos debaixo dos nossos próprios pés.
Os ratos, como outros roedores, são muito bons trepadores em praticamente todas as superfícies – até mesmo em superfícies lisas. Quaisquer barreiras ao longo do caminho podem ser ultrapassadas, inclusivamente passar por debaixo de um espaço de 6mm e são muitas vezes estes ratos mais jovens que são mais propensos a explorar novas áreas.
Dos 3g de alimentos consumidos por um rato numa noite, cerca de 80 excrementos são produzidos, que serão depositados em todos os lugares por onde o rato tenha estado, também deixam para trás salpicos de urina por todos os locais enquanto exploram e alimentam-se. Estes salpicos de urina contêm odores que os ratos utilizam para comunicar entre si – numa infestação grave estas manchas podem-se combinar com a gordura da sua pele, formando “pilares” até 1cm de altura (sendo este fenómeno mais propenso de acontecer no subsolo). Apesar dos números parecerem ser exorbitantes, estes fatos foram recentemente testados e confirmados nos próprios laboratórios da Rentokil na Europa.
Plano de ação emergencial
ResponderExcluir